PÁGINAS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PARE! SILÊNCIO! DEUS ESTÁ FALANDO


    Dou início a este escrito, fazendo a seguinte afirmação: "Se você quer conhecer a Deus... Aprenda a escutá-lo!". Na era dos celulares, e-mails, Orkuts, MSNs, Twitters e TVs, esta se tornando cada vez mais difícil experimentar momentos de silêncio. Nossas vidas se encheram tanto de atividades que nós nos esquecemos de que Deus diz: "aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Salmos 46:10). Até mesmo nossos momentos de adoração se tornaram cheios de atividades quase a ponto de não permitir tempo para que Deus responda ao clamor de nossos corações e se mover no meio de nós. Por que isto está acontecendo?


    Eu acredito que existe um medo de intimidade dentro das pessoas. E por causa deste medo, algumas vezes o mais fácil (e mais seguro) é manter nossos tempos de louvor e adoração cheios de atividades, não permitindo nenhum momento de intimidade com nosso Pai Celestial. Algumas vezes o mais confortável para nós é cantar músicas rápidas com coros cheios de palmas do que cantar uma simples música de amor a Deus, que nos deixe vulneráveis. Não confunda, não estou sugerindo que você deva parar de cantar músicas de celebração, usando todo seu corpo para expressar essa alegria por serví-lo. Estou sugerindo que também precisamos de momentos de reflexão, que nos levem a fazer uma auto-análise da situação que nos encontramos no presente momento. Tempo de aquietar nossos corações e mentes e simplesmente ouvir a voz de Deus.

    A palavra grega para adoração (Proskuneo) significa realmente "beijar a mão em sinal de reverência e carinho". Isto sugere uma ação muito íntima de nossa parte. Quando foi realmente a última vez que você se permitiu, durante o momento de adoração, a "beijar a mão" de Deus? Mas durante estes momentos que o Espírito Santo move em nosso meio, restaurando corações, curando e restaurando espíritos desanimados. Só nesses momentos que o Espírito Santo ilumina nossos corações, expondo nossos pecados. Salmos 139:23-24 diz: "Sonda-me, oh Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno". Vamos ter certeza de que separamos momentos de intimidade em nossos cultos de adoração que permitam que Deus se mova entre nós e sonde nossos corações.

    Se nós nos abrirmos para Deus nos momentos de reflexão, nós ficaremos vulneráveis, mas eu estou convencido de que é isso que Deus está esperando de nós. Ele está esperando que abaixemos a guarda nesses momentos de reflexão íntima, para que Ele possa começar a nos encher com Seu amor, perdão e cura.

    Talvez o seu contexto cultural ou religioso tenha te ensinado a exteriorizar o quanto menos possível as suas emoções, quando diz respeito a seu relacionamento com Deus. O resultado deste tipo de "resguardo" pode ser visto em muitas igrejas hoje em dia. Elas estão cheias de todos os tipos de atividades religiosas que nos permitem a falar sobre Deus, mas nunca realmente conhecê-lo como nosso Pai Celestial. Essas atividades nos mantêm ocupados e nos ajudam a se "proteger" da intimidade, quando intimidade com Deus é a coisa que mais precisamos.

     Em Êxodo 19 e 20, quando Moisés vai até a montanha para encontrar com Deus, o povo "adorou de longe" (êxodo 20:21) Mas Moisés entrou dentro da nuvem escura, onde Deus estava. Meu amigo, não tenha medo de se aproximar de Deus. Tem muitas coisas esperando por você lá. Aproxime-se, não se afaste. Não permita que seu momento com Deus seja carregado de tantas atividades de forma que você diminua o tempo de intimidade que você precisa.

    Para os líderes de louvor, eu gostaria de dizer isso: não é seu trabalho fazer que "aconteça" alguma coisa durante estes períodos. Não tente manipular o mover do Espírito Santo. Tente ser um facilitador, criando uma atmosfera que convide o Espírito Santo e então dê tempo para Ele mover no meio de nós. Você não precisa se "esforçar" durante estes períodos. Simplesmente faça o que você deve fazer, faça somente o que o Espírito Santo testifica dentro de ti, se nada lhe for revelado, então não prossiga, pois TUDO que disser lhe será cobrado no dia do Juízo. Cumpra seu trabalho, faça sua parte e Deus completará a sua obra. Ele quer que estejamos dispostos a se aproximar dEle durante estes períodos e, quando nos "chegarmos a Deus, ele se chegará a nós" (Tiago 4:8).

Deus abençoe a todos,

abraço do amigo

THIAGO VITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixei seu nome e e-mail