PÁGINAS

sábado, 1 de junho de 2013

UM NOVO ESTILO DE VIDA


3 Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. 4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria 5 por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
7 É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participaram comigo da graça de Deus.
8 Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com profunda afeição de Cristo Jesus.
9 Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, 10 para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, 11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” Filipenses 1.3-11

INTRODUÇÃO

No decorrer dessa carta Paulo despeja um carrilhão de elogios sobre a vida dessas pessoas. A igreja filipense tinha-lhe sido muitíssimo fiel, e ele sentia que podia falar-lhes livremente de suas tribulações e de suas ambições espirituais.

Decorrera-se praticamente uma década desde que Paulo, Silas, e Lucas haviam entrado em Filipos pela primeira vez. Logo de início, produzira-se uma reação favorável à mensagem, pois, quer enviando donativos ou orando, os filipenses se mostravam presente. O que eles ouviram e viram em Paulo, os mudou completamente. Eles tomaram aquilo como um novo estilo de vida a ser seguido.

Que estilo de vida você tem seguido?

UM NOVO ESTILO DE VIDA

O estilo de vida que adotamos fala muito em relação a realidade de quem somos. Ele revela nossos anseios e desejos; nossas expectativas e frustrações.

No nosso estilo de vida repousa uma sucessão de ideias muito extensa de experiências que vivemos, palavras que nos foram direcionadas, sonhos dos quais não conseguimos trazer à existência.

Muitas vezes o estilo de vida que temos, não condiz com o que realmente somos. Entramos na igreja para cantar, ouvir o sermão, estudar a palavra na EBD, e retornamos para as nossas casas completamente vazios e sem vida. Nossas vindas à igreja muitas vezes se resume a tradição familiar e a vida social que tenho nesse convívio.

O capítulo 3 de Filipenses, nos permite mergulhar o olhar na força que impulsionava a vida de Paulo. Sua espantosa dedicação e zelo inquebrantável o coloca entre os grandes líderes da história que dedicaram sua vida a uma causa em que criam absolutamente. Para ele, porém, a vida resumia-se inteiramente em Cristo. “Ganhar Cristo”, “conhecer Cristo”, “ser encontrado nele” e atingir o alvo posto nele exigiam toda atenção de Paulo. Filipenses retrata uma vida totalmente voltada para Cristo.

DISCIPLINAS ESPIRITUAIS

São atividades que treinam o nosso corpo e alma para que a vida de Deus possa acontecer em nós. Elas nos colocam numa posição tal em que o Espírito Santo possa nos transformar, formando a imagem de Jesus no nosso eu interior.
Algumas disciplinas espirituais: Silêncio, Solidão e Confissão.

Silêncio

Buscar calar as vozes exteriores e interiores para retornar ao meu centro, onde o Espírito de Deus habita, para assim, poder ouvir a Sua voz. Estabeleça momentos e períodos de silêncio: Minutos, horas, dias... Para ouvir Deus. Leia a Bíblia!

Solidão

A solidão é a fornalha da transformação. Sem a solidão permanecemos vítimas de nossa sociedade e continuamos a nos enredar nas ilusões do falso eu. A solidão é o lugar da grande luta e do grande encontro; a luta contra as compulsões do falso eu e o encontro com o Deus zeloso.

Em um mundo que nos maltrata com suas compulsões, somos chamados à solidão em que lutamos contra nossa ira e avareza e deixamos nosso novo eu nascer no encontro afetuoso com Jesus. É nesta solidão que nos tornamos compassivos, profundamente conscientes de nossa solidariedade para com o desânimo de toda a humanidade e prontos para estender as mãos a quem quer que precise.

Esquive das aglomerações humanas para poder estar a sós com você mesmo e com Deus. Estabeleça momento e períodos de solidão: Tenha seu “cantinho da solidão”; um lugar onde ninguém lhe perturbará. Um quarto de porta fechada, uma praça silenciosa com uma linda árvore onde você poderá sentar-se à sombra e organizar seus pensamentos, desenvolver suas reflexões e ouvir a voz de Deus.

Confissão

Analisar minuciosamente o interior, confessar nossos pecados ao Senhor e a irmãos maduros. "Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente". Salmos 26.2

Espero que esta mensagem seja proveitosa e fale ao teu coração como tem falado ultimamente comigo.
  
Um abraço a todos,
  

Thiago Vitor

* palavra ministrada no dia 01 de junho de 2013 no culto de Jovens e Juvenis da Igreja Metodista Central de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixei seu nome e e-mail