PÁGINAS

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O QUE É SER WESLEYANO HOJE?



    São três as características que distinguem a Teologia Wesleyana das demais: a Graça Preveniente do Espírito Santo; a Perfeição Cristã ou Doutrina da Inteira Santificação e o Testemunho do Espírito Santo.

    Ser wesleyano hoje é viver e proclamar a mensagem mais relevante para o Brasil, o que desencadeia numa vida na contra mão das igrejas evangélicas existentes.

    Ser wesleyano no contexto brasileiro significa renovar o compromisso com a teologia da cruz, que tem por objetivo enfatizar a centralidade da palavra de Deus resgatando o arrependimento, a fé em Jesus Cristo e o poder do Espírito para vencer o pecado; e ao ser liberto, viver em justiça e santidade diante de Deus, atendendo o chamado de renuncia para seguir ao Senhor, colocando-o acima de sua própria vontade. Renovar o compromisso com a evangelização, começando com a ênfase na necessidade de uma experiência pessoal com Cristo, se arrependendo e se entregando totalmente a Ele.

    Recuperar a ênfase na mensagem radical, pregar com ousadia mostrando convicção na defesa da verdade. Saber lidar, conforme a Palavra, com temas como a homossexualidade, injustiça, aborto e outros. Há necessidade da proclamação aberta da Palavra e também da vida exemplar por parte de um cristão.

    Renovar o compromisso com a missão integral, preocupando-se com a salvação da alma e com a restauração do corpo, visando o homem como um todo. Se preocupar com a estrutura social, não só com o indivíduo. É importante trazer à tona a preocupação com a dimensão pública da fé, pensando em como lidar com as questões políticas, ambientais e sociais do país.

    Renovar o compromisso com a vocação leiga, a evangelização não é só tarefa dos pastores, mas principalmente dos leigos, esses estarão no dia a dia manifestando o amor para com o mundo e falando acerca de Jesus.

    É fundamental que os leigos tenham gratidão pela sua nova dignidade perante Deus e o mundo, exercendo seu papel de cidadãos dos céus e embaixadores como membros da igreja, não sendo considerados inferiores aos pastores.

    Falar de arrependimento de pecados, não é algo que cai no agrado do povo, e em geral, igrejas com estilo de vida como esse não cresce muito numericamente. Observe atentamente o crescimento das “mega igrejas”, a mensagem disseminada dentro desses “templos”, são as que agradam as pessoas. Pastores e líderes estão sendo tentados a aplicar métodos empresariais para crescimento numérico acelerado de igrejas.

    Contudo, ser wesleyano hoje é enfatizar a santidade e a transformação do caráter diante dos escândalos que nos permeiam; é adotar uma posição impopular.

Thiago Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixei seu nome e e-mail